MARGS, Casa de Cultura, MACRS, IEAVi e CDE promovem programação alusiva à Semana de 22

semana 22

A Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), por meio do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e Centro de Desenvolvimento de Expressão (CDE), realiza de 15 a 20 de fevereiro uma programação alusiva às comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Serão trazidas a público palestras e oficinas, além de conteúdos nas redes sociais, que abordam o evento que se tornou o marco simbólico e histórico do modernismo no Brasil, considerado um divisor na história da cultura brasileira.

Com a perspectiva de oferecer resgates, revisões e leituras plurais sobre a Semana de 22, a programação apresentará 3 palestras com as pesquisadoras Regina Teixeira de Barros, Daniela Kern e Paula Ramos, respectivamente, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro (leia mais abaixo as sinopses). Sempre às 17h, os eventos serão transmitidos pela página do Facebook da Casa de Cultura Mario Quintana, sem necessidade de inscrição (https://web.facebook.com/CCMQportoalegre).

Por meio dos setores educativos do MARGS, MACRS, CDE, CCMQ e IEAVI, nos dias 15, 16 e 20 de fevereiro serão realizadas, respectivamente, as oficinas “O que cabe nas palavras?”, “Leitura coletiva em voz alta de ‘Macunaíma’, de Mário de Andrade” e “Fora da caixa: retrato em dupla”  (leia mais abaixo as sinopses). Os eventos ocorrem na Sala de Oficinas do CDE, no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana. 

Por fim, o MARGS, por meio dos seus Núcleo Educativo e de Programa Público e do Núcleo de Comunicação e Design, publicará em suas redes sociais (Instagram e Facebook) conteúdos especiais sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, a partir do dia 13.02.

 

SEMANA DE 22

Realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, incluiu exposição com cerca de 100 obras, aberta diariamente no saguão do teatro, e três sessões lítero-musicais noturnas.

Organizado por um grupo de intelectuais e artistas por ocasião do Centenário da Independência do Brasil, o evento declara o rompimento com o tradicionalismo cultural associado às correntes literárias e artísticas anteriores: o parnasianismo, o simbolismo e a arte acadêmica.

Assim, a principal função da Semana de 22 para a história da arte brasileira foi romper com o conservadorismo vigente no cenário cultural da época, assumindo um compromisso com a renovação estética, beneficiada pelo contato estreito com as vanguardas europeias (cubismo, futurismo, surrealismo etc.). 

Tal esforço de redefinição da linguagem artística se articulou a um forte interesse pelas questões nacionais, que ganhou acento destacado a partir da década de 1930, quando os ideais de 1922 se difundiram e se normalizaram.

A Semana de Arte Moderna é um fenômeno eminentemente paulista, conectado ao crescimento de São Paulo na década de 1920, à industrialização, à migração maciça de estrangeiros e à urbanização.

Assim, ainda que o modernismo no Brasil deva ser pensado a partir de suas múltiplas manifestações e geografias — incluindo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul etc. —, a Semana de 22 é um marco simbólico e histórico, considerado um divisor na história da cultura brasileira.

Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti, Agenor Fernandes Barbosa entre outros, e como um dos organizadores o intelectual Rubens Borba de Moraes que, entretanto, por estar doente, dela não participou. Na ocasião da Semana de Arte Moderna, Tarsila do Amaral, considerada um dos grandes pilares do modernismo brasileiro, se encontrava em Paris e, por esse motivo, não participou do evento.

 

PALESTRAS 

16.02.2022, 17h

“Mulheres modernistas”  –  Com Regina Teixeira de Barros

Quando se pensa na produção feminina nos primeiros tempos do modernismo no Brasil, os nomes que vêm à mente são, invariavelmente, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. Mas, para além dessas duas reconhecidas figuras femininas — indiscutivelmente centrais para a compreensão do período —, outras tiveram atuação relevante, ainda que ofuscadas por um sistema artístico majoritariamente integrado por homens. Entre elas, a pintora Zina Aita, participante da exposição da Semana de Arte Moderna de 1922; Regina Gomide Graz, por sua contribuição às artes aplicadas; e Mina Klabin Warchavchik, responsável pelos primeiros projetos paisagísticos com espécies tropicais. 

 

Regina Teixeira de Barros é Doutora em Estética e História da Arte pela USP. Foi professora de História da Arte e Estudos sobre Museus na Faculdade Santa Marcelina (2002-2016). Coordenou a equipe de pesquisa e a edição do Catálogo Raisonné Tarsila do Amaral (2006-2008). Foi curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 2003 e 2015, onde realizou diversas exposições, entre as quais Tarsila viajante (Pinacoteca e Malba, Buenos Aires, 2008) e Arte no Brasil: uma história do modernismo (2013). Desde 2016 é pesquisadora e curadora independente, realizando exposições sobre arte do século 20 e contribuindo em publicações que visam a revisão da historiografia sobre da arte moderna no Brasil. Em 2018 recebeu prêmios da ABCA e da APCA pela mostra Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna (MAM-SP, 2017). Em 2021 curou a exposição Moderno onde? Moderno quando? (MAM-SP) em parceria com Aracy Amaral.

 

 

17.02.2022, 17h

“Para além da Semana de Arte Moderna: revisões e inclusões” – Com Daniela Pinheiro Machado Kern

Nos últimos anos, temos podido acompanhar um importante movimento de revisão dos fundamentos dos modernismos nas artes do Brasil. Nessa historiografia que surge, conceitos são reconsiderados, obras reanalisadas, nomes relembrados. Ana Paula Simioni, Kleber Amancio, Rafael Cardoso, entre vários outros, são autores que colaboram com a transformação de nossa visão sobre a “arte moderna” no Brasil, apontando carências e lacunas, sociais, de gênero e raça, sobre as quais é preciso repensar. Propõe-se aqui seguir o fio dessa nova historiografia da arte brasileira, destacando algumas de suas principais contribuições para o campo.

Daniela Pinheiro Machado Kern é professora associada do PPGAV e do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. É líder do grupo de pesquisa CNPq Arte e Historiografia, e autora de Tradição em paralaxe: a novíssima arte contemporânea sul-brasileira e as “velhas tecnologias” (EdJuc, 2012). Traduziu para o português, entre outras obras, O sentido de ordem (Bookman, 2012), de E. H. Gombrich. Atualmente é vice-diretora do Instituto de Artes da UFRGS.

 

18.02.2022, 17h

“Um centenário / outros modernismos” – Com Paula Ramos

“Eu creio que os modernistas da Semana de Arte Moderna não devemos servir de exemplo a ninguém. Mas podemos servir de lição”. A frase é de Mario de Andrade (1893–1945) e foi proferida em 1942, na conferência “O movimento modernista”, apresentada na Biblioteca do Ministério das Relações Exteriores. Haviam-se passado, então, 20 anos da Semana, e, na percepção de um de seus protagonistas, ela era motivo de crítica, e não propriamente de celebração. Curiosamente, data daquela mesma década a construção historiográfica que transformou a Semana de 1922 em um mito por muito tempo inquestionável: “o início do modernismo no Brasil”. Na esteira do centenário da Semana de Arte Moderna, a palestra vai abordar alguns aspectos “dos modernismos” no País, com ênfase no Rio Grande do Sul.

Paula Ramos é crítica, historiadora da arte e curadora, professora associada do Instituto de Artes da UFRGS, atuando na graduação e na pós-graduação em História da Arte. Suas pesquisas estão voltadas ao modernismo no Sul do Brasil, com ênfase nas relações entre artes visuais e cultura gráfica. É autora, entre outros, de “A madrugada da modernidade (1926)” e “A modernidade impressa – Artistas ilustradores da Livraria do Globo – Porto Alegre”, contemplado com diversos prêmios, incluindo o Jabuti. 

* As palestras têm realização por meio da Associação de Amigos da Casa de Cultura, com patrocínio do Banrisul.

OFICINAS

15.02.2022

“O que cabe nas palavras?” — Oficina de escrita criativa

A oficina “O que cabe nas palavras?” irá trabalhar dinâmicas de escrita criativa a partir de exercícios que se relacionem com diferentes expressões artísticas. Em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22, essa oficina desdobra a grande influência da literatura e da poesia moderna nesse marco histórico da arte nacional e sua importância em relação às artes visuais. Serão desenvolvidos exercícios que atentem à subjetividade de uma escrita não rígida, mas sim livre e pessoal. “O que cabe nas palavras?” é uma atividade oferecida pelo CDE, MACRS e IEAVi a ser ministrada por Daniele Alana e Marina Feldens. 

Quando: 15 de fevereiro

Horário: 15h às 17h

Local: Sala de Oficinas do CDE – Centro de Desenvolvimento da Expressão, 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana

Público alvo: jovens a partir de 13 anos e adultos

Capacidade: 10 pessoas

Link para inscrições: https://forms.gle/uoqfe7tkiHwL3S7d6

 

16.02.2022

“Narrativas modernas e construção da identidade nacional – Leitura coletiva em voz alta de Macunaíma, de Mário de Andrade”

O encontro propõe a leitura conjunta de capítulos de um dos principais romances modernistas. A partir da leitura em voz alta de alguns capítulos do livro Macunaíma, serão debatidas questões fundamentais da modernidade e da construção da identidade nacional. A leitura coletiva em voz alta é um exercício que promove um espaço de valorização da escuta e da atenção, num movimento contrário à hipervelocidade da informação nos nossos dias. “Narrativas modernas e construção da identidade nacional – Leitura coletiva em voz alta de Macunaíma, de Mário de Andrade” é uma atividade ministrada pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

Quando: 16  de fevereiro

Horário: 14h às 17h

Local: Sala de Oficinas do CDE – Centro de Desenvolvimento da Expressão, 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana

Público alvo: jovens a partir de 14 anos e adultos

Capacidade: 10 pessoas

Link para inscrições: https://forms.gle/uoqfe7tkiHwL3S7d6

 

20.02.2022

“Fora da caixa: retrato em dupla”

A Semana de 22 foi um marco para a história da arte brasileira. Unindo artes visuais, literatura e música, quebrou com os padrões e com a tradição da arte, apresentando novos caminhos para a expressão artística. Na atividade de “Fora da caixa: retrato em duplas”, vamos nos divertir explorando os ideais modernistas através de exercícios de desenho e colagem. Vamos brincar de desenhar de cabeça para baixo, de olhos fechados, ou enquanto dançamos. Que possibilidades surgem quando decidimos não seguir as regras da arte? Como podemos encontrar um estilo que seja só nosso? 

Destinada a crianças de 7 a 13 anos, é preciso trazer uma pessoa para formar a dupla – pode ser um colega, um amigo ou um parente! A dupla pode ser um adulto ou uma criança. 

Quando: 20 de fevereiro, domingo

Horário: 15h às 17h

Local: Sala de Oficinas do CDE – Centro de Desenvolvimento da Expressão, 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana

Público alvo: crianças de 7 a 12 anos

Capacidade: 10 pessoas

Link para inscrições: https://forms.gle/uoqfe7tkiHwL3S7d6

 

SERVIÇO

 

Palestras

> 16.02.22, 17h – “Mulheres modernistas”  – Com Regina Teixeira de Barros

> 17.02.22, 17h – “Para além da Semana de Arte Moderna: revisões e inclusões” – Com Daniela Pinheiro Machado Kern 

> 18.02.22, 17h – “Um centenário / outros modernismos” – Com Paula Ramos

Transmissão ao vivo pelo Facebook da Casa de Cultura Mario Quintana, sem necessidade de inscrição (https://web.facebook.com/CCMQportoalegre).

 

Oficinas

> 15.02.22 – “O que cabe nas palavras?” – Oficina de Escrita Criativa

Horário: 15h às 17h

Local: Sala de Oficinas do CDE – Centro de Desenvolvimento da Expressão, 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana

Público alvo: jovens a partir de 13 anos e adultos

Capacidade: 10 pessoas

 

> 16.02.22 – “Narrativas modernas e construção da identidade nacional – Leitura coletiva em voz alta de Macunaíma, de Mário de Andrade”

Horário: 14h às 17h

Local: Sala de Oficinas do CDE – Centro de Desenvolvimento da Expressão, 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana

Público alvo: jovens a partir de 14 anos e adultos

Capacidade: 10 pessoas

 

> 20.02.22 – “Fora da caixa: retrato em dupla”

Horário: 15h às 17h

Local: Sala de Oficinas do CDE – Centro de Desenvolvimento da Expressão, 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana

Público alvo: crianças de 7 a 12 anos

Capacidade: 10 pessoas

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais. O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Tintas Killing

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização