O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, anuncia uma programação especial que será realizada nos sábados do mês de maio.
Desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, as ações educativas foram pensadas para os mais diversos públicos, algumas delas direcionadas a grupos específicos, como crianças e professores.
As atividades integram os Programas Públicos de 2 exposições atualmente em exibição no Museu, “PULSE: Rogério Nazari e Telmo Lanes — Trajetórias 1976-2022” e “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022”; além de ações já em andamento, como é o caso do Programa Público “Mediação Crítica”. Também envolvem parcerias do MARGS com outras instituições da Sedac, como o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e a Secretaria de Educação do RS (Seduc).
Confira abaixo a programação e mais detalhes:
Data, horário, local | Atividade | Programas Públicos e parcerias | Indicação etária | Inscrições |
06.05, às 16h
|
Oficina de fanzine
por Loriana Iung |
Programa Público da exposição “PULSE” | Todos os públicos | Inscrição prévia no formulário |
13.05, às 10h
|
Palestra “Temáticas Indígenas na Arte Educação”
por Raquel Kubeo |
Parceria IEAVi e MARGS dentro da programação “Repensando 19 de Abril” promovida pela Sedac | Voltada sobretudo a professores | Sem necessidade de inscrição prévia |
13.05, às 14h
1º andar expositivo do MARGS |
Mediação Crítica a partir da obra “O desenhista atrapalhado”, do artista Estêvão da Fontoura
por Tatiana Funghetti e |
Programas Públicos Mediação Crítica e da exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022” | Voltado sobretudo a crianças até 12 anos, acompanhadas de seus responsáveis | Inscrição prévia no formulário |
20.05, às 17h30
Auditório do MARGS |
Palestra “O museu público e o público do museu: a estratégia extramuros do MARGS na década de 1970 e diálogos museológicos possíveis”
por Aline Vargas |
Programação do MARGS durante a 21ª Semana Nacional de Museus, promoção do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) | Todos os públicos | Sem necessidade de inscrição prévia |
27.05, às 15h
1º andar expositivo do MARGS |
Jogo de tabuleiro MARGS PORTÁTIL
por Gabriella Mattia |
Parceria Sedac/Seduc e
Programa Público da exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019–2022” |
A partir de 8 anos | Sem necessidade de inscrição prévia |
Oficina de fanzine
No dia 06.05.2023, às 16h, será realizada uma Oficina de fanzine como parte do Programa Público da exposição “PULSE: Rogério Nazari e Telmo Lanes — Trajetórias 1976-2022”, atualmente em exibição no MARGS.
Loriana Iung, integrante do Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, iniciará a oficina com uma visita mediada à exposição, no 2º andar expositivo do MARGS (Galeria João Fahrion e salas Pedro Weingärtner e Angelo Guido). A mediação dará ênfase aos fanzines presentes na mostra e produzidos pelo artista Rogério Nazari. A seguir, será desenvolvido um momento prático, no miniauditório do Museu, no qual se oferecerá uma introdução às técnicas de colagem, recorte e impressão.
A oficina é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. As vagas são limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia no formulário.
Loriana Iung
Graduanda no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UERGS. Trabalhou como Assistente de Projetos na área de Inovação e Cultura Empreendedora na Escola Técnica Liberato em Novo Hamburgo. É pesquisadora na linha de Educação e Artes Visuais do grupo de pesquisa FLUME. É estagiária no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.
Temáticas Indígenas na Arte Educação
No dia 13.05.2023, às 10h, no Auditório do MARGS, Raquel Kubeo apresentará a palestra “Temáticas Indígenas na Arte Educação”. A atividade constitui uma parceria entre o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e o MARGS.
A palestra formativa, voltada sobretudo a professores, apresentará abordagens das temáticas indígenas em escolas. Após a formação, haverá uma visita mediada à exposição “Entre Rios: Sul Terra Indígena”, com curadoria de Oendu Kerexu Reté e em exibição no Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), na Casa de Cultura Mario Quintana.
A atividade integra as ações educativas da exposição e também é parte integrante da programação “Repensando o 19 de abril”, uma proposição da Sedac para suas instituições refletirem sobre as contradições dessa data, a situação atual dos povos originários, a resistência destes povos e sua contribuição para a história do país e para a preservação do meio ambiente.
O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia (vagas limitadas a 60 lugares, por ordem de chegada)
Raquel Kubeo
Raquel Kubeo é indígena do povo Kubeo, no Amazonas. É doutoranda em Educação pela UFRGS, consultora, roteirista e artista. Trabalhou, em sua dissertação de mestrado, a produção da obra “Kubai o encantado: literatura infantil indígena em foco” (2021).
Mediação Crítica a partir da obra “O desenhista atrapalhado”
No dia 13.05, às 14h, o Programa Público “Mediação Crítica” abordará o trabalho “O desenhista atrapalhado” (2021), do artista Estêvão da Fontoura. O objetivo é propor a realização de exercícios de análise e prática baseados em questionamentos, a partir da obra, sobre o desenho e o desenhar. O trabalho de Estevão integra o Acervo Artístico do MARGS e atualmente está em exibição na exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022”, no 1º andar expositivo do MARGS (Pinacotecas, Salas Negras e Sala Aldo Locatelli).
A obra consiste numa tentativa de desenhar imagens em movimento. A ação educativa iniciará no espaço expositivo do 1º andar, partindo de questões levantadas pela obra sobre a maneira como desenhamos, as maneiras como vemos as imagens para desenhá-las, a relação do desenho com o movimento e o corpo, para gerar uma apreciação coletiva da obra. Na sequência, haverá uma atividade prática na parte externa do Museu, que consistirá num exercício de desenho coletivo e em movimento, no qual se testará as possibilidades discutidas antes.
A oficina é gratuita e destinada, sobretudo, a crianças de até 12 anos, acompanhadas de seus responsáveis. As vagas são limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia no formulário.
Tatiana Funghetti
Licenciada em Artes Visuais e pós-graduada em Educação Infantil. Atuou como professora e arte-educadora em instituições formais e não formais. Atualmente, é servidora pública e coordenadora do Núcleo Educativo do MARGS.
Eslly Ramão
Estudante de Teatro pela UFRGS e integrante da Rede Espiralar Encruza. Participou do elenco das peças “Carne Viva” e “SobreVivo — Antes que o baile acabe”. Em 2021, trabalhou no projeto VERAFRO, protagonizado pelos coletivos Pretagô e Espiralar Encruza, atuando como ator, performer e mediador de conversas. Também em 2021 participou do projeto TocArte como ator e performer. É campeão e finalista em rodas de SLAM (campeonato de poesia falada) na cidade de Porto Alegre. Foi mediador e arte-educador na Fundação Iberê Camargo (2021 – 2022). Foi mediador na 13° Bienal do Mercosul. Atualmente, integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.
Palestra sobre a estratégia “extramuros” do MARGS na década de 1970
No dia 20.05.2023, às 17h30, Aline Vargas apresentará, no Auditório do MARGS, a palestra “O museu público e o público do museu: a estratégia extramuros do MARGS na década de 1970 e diálogos museológicos possíveis”. A comunicação parte de sua dissertação de mestrado “Entre públicos: um estudo sobre as ações educativo-culturais extramuros do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (1975-1979)”, defendida em 2023 no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS.
Aline abordará um momento da história institucional do MARGS, na década de 70, no qual a instituição, já definitivamente instalada no histórico prédio da Praça da Alfândega, promoveu ações educativas em escolas, indústrias, hospitais, centros de reabilitação e de detenção. O objetivo era promover o contato direto das obras de arte e dos artistas com o cotidiano dos públicos.
A mediação da atividade será realizada por Pedro Osorio, integrante do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.
A atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia (vagas limitadas a 60 lugares, por ordem de chegada) e integra a programação do MARGS para a Semana dos Museus, proposição do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Aline Vargas
Museóloga. Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMUSPA/UFRGS). Atualmente, é Aluna Especial no PPGEDU/UFRGS. Entre a pesquisa e a ação, transita entre diferentes esferas do cotidiano museal e patrimonial, com interesse especial voltado à arte, expografia e expologia, ações educativo-culturais, comunicação e conservação preventiva de acervos.
Pedro Osorio
Analista em Assuntos Culturais no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMus/USP) e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Representante da sociedade civil no Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul — gestão 2023-2024 (Sedac/RS). Foi educador no Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul (Sedac/RS) e no Centro Histórico-Cultural Santa Casa e pesquisador em História pela UFRGS e em Estatística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
Jogo de tabuleiro MARGS PORTÁTIL
No dia 27.05.2023, às 15h, Gabriela Mattia, do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, realizará, no 1º andar expositivo do museu, na exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022”, uma ação com jogo de tabuleiro MARGS PORTÁTIL, desenvolvido pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, numa parceria da Sedac com a Secretaria de Educação do RS (Seduc, e distribuído para a comunidade escolar do Rio Grande do Sul.
MARGS PORTÁTIL é um jogo que tem por objetivo fazer com que os participantes organizem uma exposição a partir de missões curatoriais e baseada em obras do Acervo Artístico do MARGS. O jogo contém 140 imagens de obras e simula a planta baixa do prédio. Seu objetivo é gerar uma interação lúdica e reflexiva do público com o acervo do MARGS, a produção artística de diferentes tempos históricos e as atividades desenvolvidas pelo Museu.
Gabriela Mattia
Formada em Turismo e estudante de Museologia (UFRGS). Pesquisa e atua com educação museal, comunicação em museus e acessibilidade ao conhecimento científico. É estagiária no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS e extensionista no Laboratório de Design e Seleção de Materiais (UFRGS). Já trabalhou no Museu de Porto Alegre, no MAC-RS e como supervisora na 13ª Bienal do Mercosul.
MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL
Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.
O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.
Patrocínio:
Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE
CMPC Celulose Riograndense Ltda
Vero Banrisul
Gerdau
Apoio:
Café do MARGS
Banca do Livro
Bistrô do MARGS
Arteplantas
iSend
Realização:
AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul
MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul
SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal
MARGS
Praça da Alfândega, s/n°
Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150
Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita
Telefone: (51) 3227-2311
Site: www.margs.rs.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/museumargs
Instagram: www.instagram.com/museumargs