O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, e a Associação de Amigos do Museu — AAMARGS anunciam o lançamento do documentário “Fernando Baril — O desafio da tela em branco”.
Com direção e roteiro de Gilberto Perin e Emerson Souza, o curta-metragem aborda a trajetória e obra do artista Fernando Baril (1948-2023) — as gravações foram realizadas pouco antes de seu falecimento, ocorrido em agosto deste ano.
“Fernando Baril — O desafio da tela em branco” terá sessão especial de estreia no dia 07.11.2023, às 19h, na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana. A entrada é franca, com 140 lugares (por ordem de chegada).
Após a exibição de lançamento, o filme terá duas sessões no Auditório do MARGS, nos dias 10.11, às 16h30, e 11.11, às 16h30 (entrada franca, com 60 lugares, por ordem de chegada). Na sequência, o curta será disponibilizado no canal do MARGS no YouTube (clique aqui).
“Fernando Baril: o desafio da tela em branco” dá sequência à série “Acervo MARGS”, que já abordou a trajetória dos artistas Britto Velho, Luiz Carlos Felizardo, Anico Herskovits, Claudia Stern e Paulinho Chimendes — todos disponíveis no canal do MARGS no YouTube. O objetivo do projeto é apresentar e homenagear artistas que integram com suas obras o Acervo Artístico do Museu.
Nascido em Porto Alegre, onde viveu e trabalhou, Fernando Baril se notabilizou pela sua pintura, bastante característica e particular. Sobretudo as obras figurativas nas quais aborda criticamente — com seu peculiar humor e ironia — ícones e símbolos da sociedade de consumo e a cultura popular e de massa, incluindo o regional gaúcho.
Baril teve diversas formações artísticas. Passou pelo Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, tendo aulas com Francisco Stockinger e Paulo Porcella. Estudou ainda em Vancouver (Canadá) e Los Angeles (EUA). Sua mais importante formação se deu no final dos anos 1970, na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, em Madri (Espanha). E em sua atuação também deu aulas, instruindo e orientando diversos artistas.
Ao longo da carreira, Baril apresentou diversas individuais e coletivas. Em 2018, teve uma grande homenagem no MARGS com “BARIL’70 Anos”, uma ampla exposição individual que comemorou os seus 70 anos reunindo cerca de 160 obras.
No filme, Baril comenta seu início na pintura, aos 11 anos, que se deu a partir de cópias de obras clássicas, e rememora sua trajetória. Quanto à sua produção artística, o documentário enfatiza o lado crítico e bem-humorado de Baril, que buscou na análise do cotidiano a inspiração para seus trabalhos. O documentário traz momentos reveladores, como quando o artista apresenta, pela primeira vez, uma tela de 1985 na qual retratou a morte de sua mãe, e explica a importância dessa pintura na sua vida e arte. Além disso, o curta aborda algumas polêmicas geradas por sua produção, como é o caso da pintura “Cruzando Jesus Cristo com deus Shiva” (1996), que gerou protestos na exposição coletiva “Queermuseu”, realizada em Porto Alegre (2017) e no Rio de Janeiro (2018).
O ARTISTA
Fernando Baril
Inicia em 1959 estudos de desenho e pintura com Vasco Prado (1914-1998). Em 1967, ajuda a organizar e participa da 1ª Feira de Artes Plásticas de Porto Alegre. Na década de 60, viaja para a Europa e Israel diversas vezes a fim de estudar. Em 1971, inicia curso de arquitetura. Cursa xilogravura e pintura no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre em 1973. Dedica-se exclusivamente à arte a partir de 1977. Paralelamente aos estudos realizados na década de 70, inicia atividades docentes, ajudando a formar um grupo de artistas rio-grandenses. Leciona no Ateliê Encontro de Arte, onde se constitui, no início da década de 80, o Grupo Pigmento, formado por artistas interessados em dar continuidade aos estudos iniciados com Baril. Entre 1978 e 1980, mora em Madri e cursa pós-graduação em pintura e procedimentos pictóricos, na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, em Madri (Espanha). Em 1982 viaja aos Estados Unidos e ao Canadá para realizar cursos de arte em Los Angeles e Vancouver. Durante a década de 1990, assessora o Grupo da Quinta e leciona no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Em 2001 dá curso de criatividade e técnica de pintura, no Estúdio Arte Integrada, na cidade de Novo Hamburgo.
OS DIRETORES
Gilberto Perin
Formado em Comunicação Social pela PUCRS. Fotógrafo, roteirista de documentários e ficção, diretor de cena. Exposições recentes: em 2019, individual em Lisboa, “Sem Identificação e Genebra, “Fake Photos; em 2018, “Linha d’Água” e “Sem Identificação” no Museu de Arte do Rio Grande do Sul; e a coletiva “Queer Museum”, em Porto Alegre e Rio de Janeiro (2017 e 2018). Dois livros: “Camisa Brasileira” e “Fotografias para Imaginar”. Fotos em jornais e revistas brasileiras e estrangeiras. Fotografias em museus, entidades culturais e coleções particulares, no Brasil e Exterior. Na área do audiovisual, dirigiu curtas, médias e um longa-metragem de ficção; dirigiu e roteirizou clipes, programas musicais para a televisão e dirigiu dois DVDs (“Casa da Bossa – Tom Jobim e Xitãozinho” e “Chororó ao vivo em Garibaldi”). É roteirista da série “Dark Soccer” (junto com Paulo Nascimento e Tailor Diniz), em exibição na Amazon Prime Video. facebook.com/gilbertoperinphoto | instagram.com/gilberto_perin
Emerson Souza
Editor, produtor e diretor com mais de 15 anos de experiência no mercado audiovisual, atuando em produções publicitárias, documentários e vídeos institucionais. Na televisão, trabalhou como editor no jornalismo e, atualmente, é responsável pela edição e finalização do programa Galpão Crioulo da RBS TV e de projetos especiais. Em 2016, passou um semestre na Europa onde trabalhou em uma produtora norueguesa em diversos projetos, entre eles um programa para o Canal Off.
AAMARGS
A Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (AAMARGS) é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Desde sua criação, em 1982, tem sido fundamental para o funcionamento do Museu, garantindo ao MARGS excelência frente às exigências museológicas e institucionais.
A missão da AAMARGS é ajudar a manter as atividades e o funcionamento do Museu ao oferecer meios de sustentabilidade à operação, à programação e à manutenção do MARGS. Esse suporte se dá pela realização de ações e contribuição dos associados, bem como de apoiadores e incentivadores, e sobretudo pelos esforços da atuação voluntária da Diretoria da Associação.
Entre as ações realizadas, as principais são a gestão do Plano Anual do MARGS e a busca por patrocinadores, segundo mecanismos de fomento e financiamento como editais e leis de incentivo. Nesse sentido, a AAMARGS tem sido de fundamental importância para a atuação e o desenvolvimento do Museu, contribuindo de maneira especial não só na sua sustentabilidade como também no seu crescimento e qualificação.
Assim, os passos da AAMARGS acompanham a história do Museu, fazendo-se presente em todos os momentos desde a sua fundação até os dias atuais.
A AAMARGS funciona no subsolo do Museu e está aberta de terças a sextas, das 13h às 18h. Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90010-150 Centro Histórico – CEP: 90010-191, Porto Alegre/RS. Fone (51) 3211-5736. E-mail: aamargs@margs.rs.gov.br
FICHA TÉCNICA
“Fernando Baril — O mistério da tela em branco”
(documentário, 2023, 26’)
Direção, roteiro, produção executiva
Gilberto Perin e Emerson Souza
Direção de fotografia
Grégori Bertó
Edição
Emerson Souza
Imagens
Grégori Bertó e Emerson Souza
Fotografias
Gilberto Perin (retratos e obras), Nilton Santolin (obras),
Soraya Girotto e Arquivo pessoal de Fernando Baril
Produtora
Pepperoni Filmes
SERVIÇO
Lançamento do documentário “Fernando Baril — O mistério da tela em branco”
Estreia dia 07.11.2023, às 19h, em sessão com entrada franca na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736, Porto Alegre). São 140 lugares, por ordem de chegada.
MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL
Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.
O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. O projeto do Plano Anual 2023, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS), está identificado pelo PRONAC 223047 sob o nome “Exposições de Artes Visuais no MARGS”.
Patrocínio:
Banrisul
Apoio:
Arteplantas
Banca do Livro
Bistrô do MARGS
Café do MARGS
iSend
Renner
Realização:
AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul
MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul
SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul
MARGS
Praça da Alfândega, s/n°
Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150
Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita
Telefone: (51) 3227-2311
Site: www.margs.rs.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/museumargs
Instagram: www.instagram.com/museumargs