14ª Bienal do Mercosul — ESTALO

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac e com patrocínio do Banrisul, anuncia a reabertura ao público nesta quinta-feira, 27.03.2025, apresentando a 14ª Bienal do Mercosul.

O Museu é uma das instituições que integram a tradicional mostra de arte contemporânea, cuja 14ª edição ocorre agora após o adiamento por conta da enchente de 2024. 

A 14ª Bienal segue até 01.06, reunindo obras de 76 artistas, em 18 espaços de Porto Alegre e Viamão. Dos 76 artistas que integram a mostra, cerca de 65% são de internacionais e grande parte dos trabalhos é comissionado. 

Tendo como título e conceito central a ideia de “estalo”, as exposições partem dos diversos entendimentos e usos desse gesto, bem como dos vários significados dessa palavra, com o objetivo de abordar o movimento e a transformação.

No MARGS, o público poderá conferir 8 artistas: 

Amol K. Patil (Índia, 1987)

Awilda Sterling-Duprey (Porto Rico, 1947)

Froiid (Brasil, 1986)

Fyerool Darma (Singapura, 1987)

Gretchen Bender (Estados Unidos, 1951 – 2004)

Heitor dos Prazeres (Brasil, 1889 – 1966)

Nereyda López (Cocama/Tikuna/Peru, 1965) 

Özgür Kar (Turquia, 1992)

Liderada pelo curador-chefe Raphael Fonseca, a equipe curatorial conta com os curadores adjuntos Tiago Sant’Ana e Yina Jimenez Suriel, além da curadora-assistente Fernanda Medeiros. Andréa Hygino e Michele Ziegt são responsáveis pela curadoria educativa, e Anna Mattos e Marina Feldens pela curadoria do programa público. A arquitetura expositiva é de Juliana Godoy, e o design do estúdio MARGEM.  

O conceito curatorial “Estalo” tem como principal objetivo lidar com a noção de transformação. Em um estalar de dedos e em um breve fragmento do tempo, nossos corpos e a natureza, por exemplo, passam por transformações de diversas magnitudes. Das metamorfoses que surgem silenciosamente em nossos organismos aos movimentos bruscos e ruidosos – viver é sinônimo de nunca estarmos em um lugar estável e seguro. 

> A visitação no MARGS durante a Bienal será normal (de terça-feira a domingo), porém iniciando uma hora antes (das 9h às 19h, último acesso às 18h), com entrada gratuita.

> O Museu também terá ações e atividades pelos programas público e educativo do evento, expandindo a mostra para além das exposições e visando aproximá-la de públicos diversos. O atendimento a escolas e grupos pelo educativo da Bienal é feito mediante agendamento no site www.bienalmercosul.art.br/agendamento.   

 

CONCEITO CURATORIAL 

O gesto de se friccionar o dedo polegar e o dedo médio a fim de produzir um barulho rápido que se expande no espaço provoca o encontro entre corpo humano, movimento, efemeridade e questões sônicas.

Estudos recentes demonstram que a duração desse barulho tem aproximadamente sete milissegundos; o piscar de olhos, para fins comparativos, tende a durar cento e cinquenta milissegundos. Trata-se de um gesto voluntário que, para a experiência humana, está relacionado a diversos usos e interpretações: composição musical em gêneros como o blues, o samba, o jazz e o rock n’ roll; uma chamada para a ação; o induzir e o despertar em atos de hipnose; a domesticação de outros animais; a tentativa de recordar uma palavra que esquecemos; um pedido de silêncio em uma sala de aula; uma forma de aplaudir uma apresentação ou de incentivar um discurso em andamento. Em um estalar de dedos, tudo pode se movimentar.​

Na língua portuguesa — diferente das palavras ‘chasquido’, em espanhol, e ‘snap’, em inglês —, a palavra “estalo” tem um significado que está para além de uma relação direta com esse gesto. O termo designa muitas situações em que um movimento súbito altera o estado em que se encontram diferentes matérias e, possivelmente, gera sons de diferentes vibrações. O movimento das placas tectônicas que resulta em um terremoto, a sensação de pisarmos sobre o galho caído de uma árvore e o tilintar de um copo cheio de gelo quando derramamos um líquido em seu interior: todas essas ações geram estalos. Alguns possuem uma proporção macro, capazes de alterar e mesmo destruir toda uma cidade; outros estão no campo da micro-história e dos prazeres carnais que às vezes passam despercebidos. No português, a palavra também tem uma camada de leitura que remete à violência: um “estalo” pode ser simplesmente um tapa na cara  assim como a mesma palavra pode se referir a objetos violentados — um vidro estalado — ou a um ruído associado à violência, como o estalo de um chicote.

Na 14ª Bienal do Mercosul, este título — ‘Estalo’ — é um convite para habitar o  movimento e a transformação de um estado para outro. Um ser vivo age sobre o outro por meio da dança, da matéria sonora, do desenho, da pintura, do vídeo, ou da instalação; queremos reunir artistas e trabalhos interessados em ‘estalos’ relacionados a seres humanos e mais que humanos. Se algumas das pesquisas presentes na Bienal trazem algo explosivo devido ao seu caráter agitado, brusco e iconófilo, outros artistas criam visualidades que, por mais que pareçam mais silenciosas, apenas pelo fato de existirem, já podem ser enxergadas como um estalo.

 

FUNDAÇÃO BIENAL DO MERCOSUL

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma instituição que tem como missão desenvolver projetos culturais e educacionais na área de artes visuais, adotando as melhores práticas de gestão e favorecendo o diálogo entre as propostas artísticas contemporâneas e a comunidade. Reconhecido como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas de forma gratuita. O MARGS apresenta a Bienal do Mercosul desde a primeira edição, em 1997.

 

SERVIÇO

14ª Bienal do Mercosul — Estalo

Reabertura do MARGS  

Quando: 27.03 a 01.06.2025

Onde: 1º andar expositivo do MARGS (Pinacotecas, Salas Negras e Sala Aldo Locatelli). O MARGS se localiza na Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre, RS — Brasil — 90010-150

Visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita. Visitas mediadas para escolas e grupos devem ser agendadas pelo email www.bienalmercosul.art.br/agendamento  

Apoio e Realização