A mostra reunirá obras de 34 artistas brasileiros no MARGS
A Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, a mais antiga entidade cultural do Estado do Rio Grande do Sul, promove o 19º Edital de Incentivo à Produção Chico Lisboa 2016 no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS.
O edital resgata a trajetória iniciada em 1938, desde a fundação da entidade, quando foi realizado o seu 1º Salão de Artes, até o 18º Salão de Arte Contemporânea da Associação Francisco Lisboa, em 1995, com o objetivo de fomentar a criação, a produção e a difusão das artes visuais. O salão ressurge neste ano sob um novo nome, “Edital de Incentivo à produção”, indicando o compromisso da Associação Chico Lisboa em posicionar-se de forma aberta, atenta e receptiva ao que os artistas contemporâneos vêm propondo em nome da arte no século 21.
Com a retomada de seu salão bienal, a Associação Chico Lisboa declara-se à escuta da produção artística que emerge no cenário brasileiro, acolhendo-a e incentivando-a em sua pluralidade e, ao mesmo tempo, recolocando-se, como importante instituição mediadora do encontro entre arte e público.
Nesta exposição, obras procedentes de diferentes estados brasileiros reúnem-se em uma constelação de recursos poéticos: gestos, traços, objetos, manchas, grafismos, vídeos, grafados, modelados e construções traduzem com leveza o pluralismo característico da arte contemporânea que se vai naturalizando no novo século. A Comissão de Seleção e Premiação – formada por Ana Zavadil, Marga Pasquali e Maria Helena Bernardes – selecionou obras de 34 artistas visuais dentre mais de 200 inscritos de todo o Brasil.
A exposição, que abarca uma diversidade de temas e de linguagens, será inaugurada no dia 16 de dezembro às 18h30 min e ficará aberta à visitação no período de 17 de dezembro de 2016 a 29 de janeiro de 2017, de terças a domingos, das 10h às 19h.
Artistas:
Antônio Augusto Bueno, Bianca Santini, Carine Krummenauer, Carla Meurer Magalhães, Carmem Salazar, Clara Figueira, Daiana Schröpel, Daiane Ferrari, Dirnei Prates, Eneida Ströher,. Esther Bianco, Felipe Caldas, Fernanda Soares, Francis Silva, Gabriel Carpes, Isabella de Mendonça, Manoela Cavalinho, Michelle Van Dyke, Neide CPinto, Nelton Pellenz, Rafael Muniz, Ricardo de Abreu Neves, Rita da Rosa, Roberto Müller, Rogerio Livi, Sabrina Hemmi, Samy Sfoggia, Selir Straliotto, Soraya Girotto, Suzane Wonghon, Thais Galbiati, Verlu Macke, Willian Santos, Wischral
SERVIÇO
Exposição 19º Edital de Incentivo à Produção Chico Lisboa 2016
Quando
Abertura da exposição no dia 16 de dezembrode 2016, sexta-feira, às 18h30
Visitação de 17 de dezembro a 29 de janeiro de 2017
Terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada Franca
Onde
Pinacoteca do MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
CONTATOS:
(55) 51 3029-6390 / 99803-4420 – Assessoria de imprensa -Simone Lersch
(55) 51 984484895 – Kátia Costa – Presidente Chico Lisboa
(55) 51 3227 2311– Margs
Núcleo de Curadoria – 51 32272012
Núcleo de Comunicação – 51 32863145
PATROCÍNIO
APOIO
Publicatto – Design, Conteúdo, Comunicação, Cultura
Babilônica – Arte e Cultura
TVE/FM Cultura – Fundação Piratini
Casa da Música
Maestra – Comunicação e Cultura
Arte e Plantas
Celulose Riograndense
Café do MARGS
Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
REALIZAÇÃO
Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa
Secretaria de Estado da Cultura
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Ado Malagoli
Localização: Praça da Alfândega, s./n.
Centro Histórico, Porto Alegre
Telefone: 32272311
Entrada Franca
Site: www.margs.rs.gov.br