O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, com patrocínio do Banrisul, anuncia programação especial e gratuita como Programa Público da exposição “Christina Balbão – Além do silêncio”.
Desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, as atividades educativas gratuitas acontecerão ao longo de todo o período expositivo, que vai de novembro de 2023 a março de 2024. Trata-se de ampla programação, envolvendo oficinas, atividades educativas, ações de acessibilidade, visitas mediadas e palestras.
As atividades se relacionam a Programas Públicos em andamento e de longa duração, como é o caso de “Mediação Crítica”, “Oficinas de Criação” e “Crianças no MARGS”, além do já tradicional evento “Conversas no Museu”, projeto desenvolvido pela Associação dos Amigos do MARGS – AAMARGS.
Além das programações relacionadas a programas públicos já em andamento, a exposição “Christina Balbão – Além do Silêncio” contará com uma visita mediada e com o seminário “História da arte: além do silêncio”, que trará reflexões historiográficas e sistêmicas de reconhecimento e apagamentos, abordando os meandros do momento histórico de inserção da arte abstrata no Rio Grande do Sul.
As atividades também contarão com parcerias, a exemplo do Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas – PEHPA, que conduzirá a programação das “Oficinas de Criação”. O Programa Público “Crianças no MARGS” trará, como novidade, uma ação de acessibilidade, voltada para crianças surdas.
Confira abaixo detalhes e mais informações sobre cada atividade.
VISITA MEDIADA
No dia 04.11.2023, às 10h30, com recepção 1º andar expositivo do MARGS, Loriana Iung, do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, fará uma visita mediada na exposição “Christina Balbão – Além do silêncio”. A atividade é gratuita, para todas as faixas etárias. Há necessidade de inscrições prévias via formulário (clique aqui).
OFICINAS DE CRIAÇÃO
O Programa Público “Oficinas de criação” desenvolve mensalmente oficinas e ações educativas de caráter prático, com o objetivo de proporcionar experimentações ou introduções a práticas e técnicas artísticas em diálogo com obras do Acervo Artístico do MARGS ou em exibição.
De novembro de 2023 a março de 2024, as atividades de formação continuada tomarão como base as práticas e as técnicas empregadas pela artista Christina Balbão e que podem ser visualizadas nas suas obras, atualmente expostas na mostra “Christina Balbão – Além do Silêncio”. Assim, serão desenvolvidas experimentações e exercícios com a pintura de modelo vivo, prática artística formativa de Balbão e visível na sua produção escultórica, sobretudo nas cabeças em gesso. Também haverá oficinas com a técnica da têmpera ovo.
As atividades serão ministradas por Luísa Guazzelli Sirangelo, artista visual e mestranda em Educação, e Dantara Ordovás, envolvendo uma parceria do MARGS com o Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas – PEHPA.
Confira a programação de “Oficinas de Criação” abaixo:
Atividade | Data, horário, local | Público | Inscrições |
Desenho com Modelo VIvo
por Luísa Sirangelo e Dantara Ordovás (Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas – PEHPA) |
18.11.2023
02.12.2023 13.01.2024 10.02.2024 09.03.2024 15h 1º andar expositivo |
A partir dos 16 anos | Inscrições através de formulário (clique aqui) |
Pintura com têmpera ovo
por Luísa Sirangelo e Dantara Ordovás (Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas – PEHPA) |
25.11.2023
09.12.2023 27.01.2024 24.02.2024 16.03.2024 15h 1º andar expositivo |
CRIANÇAS NO MARGS
O Programa Público “Crianças no MARGS” ocorre mensalmente e é destinado a crianças de 7 a 12 anos, acompanhadas de seus responsáveis. De novembro de 2023 a fevereiro de 2024, as atividades farão parte da programação da exposição “Christina balbão – Além do silêncio”, envolvendo técnicas e práticas relacionadas à produção de Balbão enquanto artista, além de atividades que contemplam sua prática pedagógica. Assim, serão ofertadas ações educativas relacionadas:
> ao autorretrato, forma de expressão de destaque na obra de Balbão e enfatizada pela exposição “Além do silêncio”;
> à pintura de paisagem ao ar livre, modalidade presente na formação artística de Balbão, a exemplo das aulas de paisagem do professor Luís Maristany de Trias, frequentadas pela artista na década de 40, ocasião em que ela produziu um conjunto de telas em pequenas dimensões;
> às marionetes, principal fonte de exercício criativo e artístico de Balbão após sua aposentadoria. A oficina de marionetes será ministrada pela atriz e bonequeira Rita Spier, que apresentará modelos e conduzirá os projetos e construção das peças;
> à contação de histórias, prática recorrente nas aulas de Balbão, que trazia introduções a histórias da cultura popular e originária brasileiras para seus educandos. A atividade será direcionada aos públicos surdos do Museu.
Confira a programação de “Crianças no MARGS” abaixo:
Atividade | Data, horário, local | Público | Inscrições |
Autorretrato para crianças
por Núcleo Educativo do MARGS |
11.11.2023
15h 1º andar expositivo |
Crianças de 4 a 11 anos, acompanhadas de seus responsáveis | Inscrições através de formulário (clique aqui) |
Pintura de paisagem na praça para crianças
por Núcleo Educativo do MARGS |
09.12.2023
15h Praça da Alfândega |
||
Oficina de marionetes para crianças
por Rita Spier |
20.01.2024
15h 1º andar expositivo do MARGS |
||
Contação de histórias em Libras para crianças
por Núcleo Educativo do MARGS |
17.02.2024
15h 1º andar expositivo do MARGS |
CONVERSAS NO MUSEU
A exposição “Christina Balbão – Além do silêncio” envolveu todos os Núcleos do Museu em sua produção, em atividades como restauração, catalogação e pesquisa. As várias equipes seguem mobilizadas, sobretudo o Núcleo Educativo e de Programa Público, que ativa a exposição a partir de atividades educativas e visitas mediadas.
Visto isso, o MARGS promoverá uma série de conversas envolvendo as equipes do Museu, como parte do já tradicional evento “Conversas no Museu”, organizado pela Associação dos Amigos do MARGS – AAMARGS. As equipes abordarão o processo de produção da exposição, além da recepção dos públicos.
Também estarão presentes as curadoras da exposição, Cristina Barros, Mel Ferrari e Blanca Brites, abordando o processo de pesquisa, as decisões curatoriais e expográficas que culminaram na exposição.
E, visto que Christina Balbão integrou a AAMARGS desde sua aposentadoria, em 1987, até seu falecimento, em 2007, membros e ex-membros da Associação abordarão a relação de Christina Balbão com a AAMARGS e as memórias de convívio com a artista.
Confira a programação de “Conversas no Museu” abaixo:
Atividade | Data, horário, local | Público | Inscrições |
Catalogação e restauro da obra de Christina Balbão
por Mel Ferrari Naida Correa Raul Holtz |
21.11.2023
14h30 Auditório do MARGS |
Todas as faixas etárias | Não necessita de inscrições prévias. São 60 lugares, por ordem de chegada |
Pesquisa e curadoria da obra de Christina Balbão
por Blanca Brites Cristina Barros Mel Ferrari |
23.01.2024
14h30 Auditório do MARGS |
||
Christina Balbão e AAMARGS: memórias de convívio
com integrantes da AAMARGS |
20.02.2024
14h30 Auditório do MARGS |
||
Relatos de recepção da obra de Christina Balbão
por Tatiana Funghetti Eslly Ramão Loriana Iung |
19.03.2024
14h30 Auditório do MARGS |
SEMINÁRIO “HISTÓRIA DA ARTE: ALÉM DO SILÊNCIO”
A exposição “Christina Balbão – Além do silêncio” trata-se de um resgate de Christina Balbão, sendo a primeira grande mostra individual da artista. A exposição enfatiza o pioneirismo de Balbão na modernização das linguagens artísticas, figurando, por exemplo, ao lado de artistas pioneiros na produção de arte abstrata do Rio Grande do Sul, como Paulo Osório Flores (1926–1957). Também procura reconhecer sua importância na criação do MARGS, tendo sido fundamental para o projeto de Museu que foi consolidado, a exemplo da sua pioneira atuação em prol da função educativa dos museus para a sociedade.
Assim, para discutir os processos historiográficos e sistêmicos de reconhecimento e apagamento, o Programa Público da exposição contará com o seminário “História da arte: Além do silêncio”. As palestras abordarão os meandros do momento histórico de inserção da arte abstrata no Rio Grande do Sul a partir de discussões históricas e educativas.
Confira a programação do Seminário “História da arte: Além do silêncio” abaixo:
Palestra | Data, horário, local | Público | Inscrições |
Pioneiras da arte no Rio Grande do Sul
Blanca Brites Paulo Gomes
|
07.12.2023
11h às 12h Auditório do MARGS |
Todas as faixas etárias | Não necessita de inscrições prévias. São 60 lugares, por ordem de chegada |
O percurso inicial da arte abstrata no Rio Grande do Sul
Diego Groisman |
07.12.2023
14h às 14h45 Auditório do MARGS |
||
A educadora moderna: comentários sobre a prática artística e pedagógica de Christina Balbão
Cristina Barros |
15h às 15h45
Auditório do MARGS |
MINISTRANTES E PALESTRANTES
Blanca Brites
Doutora em História da Arte Contemporânea (Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne). Professora titular sênior do Departamento de Artes Visuais e do PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS. Desenvolve pesquisas sobre: acervos de arte; arte no RS; arte e loucura. Coautora da exposição e livro “Iberê Camargo: Persistência do Corpo” (2009); artigo no livro “100 de Artes Plásticas no Instituto de Artes da UFRGS” (2012). Artigos no Catálogo Geral (1910-2014) da “Pinacoteca Barão de Santo Ângelo”. Coordenou o Acervo Artístico da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (IA/UFRGS) de 2001 a 2011. Curadora, com Leandro Selister e Paula Ramos, da Microgaleria Arte Acessível do StudoClio Instituto de Arte & Humanismo, em Porto Alegre (2005 a 2017). Curadoria (como membro do Coletivo Pulsar) da exposição ESTA COISA QUE PULSA, Museu da UFRGS, 2023. Curadora adjunta do Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (MEOC-HPSP). Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA). Curadora independente.
Cristina Barros
É pesquisadora, educadora e possui experiência com curadoria no campo das artes visuais. Mestranda em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Instituto de Artes da UFRGS. Bacharela em História da Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS (2021). É curadora-assistente do Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, onde também desenvolve atividades como Coordenadora de Programa Público. Vive e trabalha em Porto Alegre (RS, Brasil). Entre 2018 e 2020, foi estagiária do Núcleo Educativo e de Programa Público e do Núcleo de Curadoria do MARGS. Integrou a equipe do Programa Educativo da Bienal do Mercosul em suas duas últimas edições, em 2020 e em 2022. E, paralelamente, coordenou equipes educativas temporárias em exposições de curta duração apresentadas no Farol Santander Porto Alegre entre 2020 e 2021. É uma das representantes do Brasil na Red-LEHA (Red Latinoamericana de Estudiantes de Historia del Arte).
Dantara Ordovás
Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGEdu/UFRGS na Linha de Pesquisa Arte, Linguagem e Currículo, onde participa do grupo de pesquisa P O V O A R: arte, educação, filosofia e outros afetos. É Pós-graduada com Especialização Lato Sensu de Ensino de Arte no Instituto Souza e Graduada com Láurea Acadêmica no curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atua no programa de extensão Histórias e Práticas Artísticas – PEHPA do Instituto de Artes da UFRGS.
Diego Groisman
Curador, pesquisador, tradutor e produtor cultural. É doutorando na linha de História, Teoria e Crítica, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e Bacharel em História da Arte pela mesma universidade. Desde 2014, coordena o espaço independente Casa Baka, dentro do qual desenvolve uma programação voltada à arte contemporânea em diálogo com segmentos artísticos diversos. De 2020 a 2023, atuou como diretor da Casa de Cultura Mario Quintana. Foi idealizador e co-curador da mostra I CLAC (Circuito de Arte Contemporânea na América Latina), contemplada com o prêmio Açorianos na categoria Exposição Coletiva. Em 2020, recebeu o Prêmio Açorianos Incentivo Jovem Curador.
Eslly Ramão
Estudante de Teatro pela UFRGS e integrante da Rede Espiralar Encruza. Participou do elenco das peças “Carne Viva” e “SobreVivo — Antes que o baile acabe”. Em 2021, trabalhou no projeto VERAFRO, protagonizado pelos coletivos Pretagô e Espiralar Encruza, atuando como ator, performer e mediador de conversas. Também em 2021 participou do projeto TocArte como ator e performer. É campeão e finalista em rodas de SLAM (campeonato de poesia falada) na cidade de Porto Alegre. Foi mediador e arte-educador na Fundação Iberê Camargo (2021 – 2022). Foi mediador na 13° Bienal do Mercosul. Atualmente, integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.
Loriana Iung
Graduanda no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UERGS. Trabalhou como Assistente de Projetos na área de Inovação e Cultura Empreendedora na Escola Técnica Liberato em Novo Hamburgo. É pesquisadora na linha de Educação e Artes Visuais do grupo de pesquisa FLUME. É estagiária no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.
Luísa Guazzelli Sirangelo
Nasceu em 1999, em Porto Alegre. Trabalha principalmente com o desenho, a pintura e a fotografia. Concluiu sua graduação em licenciatura em artes visuais pela UFRGS, em junho de 2022, e atualmente é mestranda da linha de pesquisa “Arte, Linguagem e Currículo” na Faculdade de Educação da UFRGS. Sua poética tem como foco a representação da figura humana e a ilustração. Na educação, possui experiências com oficinas infantis, monitorias, tutorias individuais e mediações de exposições.
Mel Ferrari
Mestre em História da Arte (PGEHA-USP) e especialista em Economia da Cultura (UFRGS). Coordena o núcleo de curadoria e produção do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS). Trabalhou com acervos, arte educação e curadoria em instituições como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Instituto de Artes Visuais do RS (IEAVi), Instituto de Artes da UFRGS, Pinacotecas da Prefeitura de Porto Alegre, Instituto Goethe, Farol Santander Porto Alegre e Fundação Bienal do Mercosul. Foi coordenadora do Colegiado Setorial de Artes Visuais do RS (2019-2021). É sócia e produtora da Papelera, feira de artes gráficas. Realizou acompanhamento artístico dos residentes da Galeria Ista (2021-2022). É idealizadora do projeto Mulheres nos Acervos que investiga a pluralidade de gênero dentro dos acervos de artes de Porto Alegre, em 2019, o projeto recebeu o Destaque em Acervos do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas.
Paulo Gomes
Bacharel em Artes Plásticas Habilitação Desenho – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestre em Artes Visuais – Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), doutor em Artes Visuais – Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Estágio Doutoral na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2002), Pós-Doutoramento em Ciências da Arte e do Patrimônio, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) (2015-2016). Atua na área de Artes Visuais, como artista, professor, curador independente, historiador e crítico de arte, trabalhando com os seguintes temas: arte no RS, arte contemporânea brasileira, crítica de arte, desenho e acervos artísticos. Representante do Rio Grande do Sul no COLEGIADO SETORIAL DE ARTES VISUAIS, da Fundação Nacional de Arte do Ministério da Cultura Funarte/MINC (2009-2011) e do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC/MINC) no mesmo período. É membro da ABCA, ANPAP e do CBHA. Integrou a Diretoria da ANPAP no biênio 2015-2016. Coordenou a CGHISART – Comissão de Graduação de História da Arte (UFRGS) e integrou o Conselho da Editora da UFRGS. Coordenou a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes (UFRGS) de 2012 a 2023. Professor Associado no Departamento de Artes Visuais (DAV) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) no Instituto de Artes da UFRGS.
Raul Holtz
Arquivista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Especialista em história, patrimônio e identidades pela Faculdade Unyleya. Coordenou o projeto de digitalização do Acervo Artístico do MARGS e organizou a publicação do Catálogo Geral de Obras do Museu. Atualmente coordena o Projeto de Digitalização do Acervo Documental da instituição, é membro do comitê de Acervo do MARGS e coordena o Núcleo de Acervos e Pesquisa do Museu desde 2012.
Rita Spier
Atriz, bonequeira, licenciada em Teatro pela UFRGS. Tem o teatro como ofício há 15 anos, trabalhando com diversos grupos teatrais do RS e RJ. Sua formação artística tem a presença predominante do teatro de formas animadas, o que possibilitou ter em sua trajetória um contato mais expandido com diferentes áreas das artes cênicas como a criação e construção de bonecos e formas animadas, cenografias, figurinos e adereços, experiências que contribuem também na sua formação como professora.
Tatiana Funghetti
Licenciada em Artes Visuais e pós-graduada em Educação Infantil. Atuou como professora e arte-educadora em instituições formais e não formais. Atualmente, é servidora pública e coordenadora do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.
Naida Correa
Naida Corrêa tem formação em Desenho e Plástica — Licenciatura (Feevale) e pós-graduação em Conservação de Bens Culturais Móveis – Especialização (Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro). Com sua atuação e trajetória, que envolve diversos cursos, aperfeiçoamentos, prêmios e acompanhamento de estudantes de restauração, é reconhecida como uma das mais destacadas restauradoras de obras de arte em atividade no Rio Grande do Sul. Servidora de carreira do Estado do RS egressa da Secretaria de Educação, ingressou em 1997 no Museu, onde atuou até 2023, aposentando-se na condição da profissional que mais tempo esteve envolvida com a conservação e o restauro de obras do acervo do MARGS.
MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL
Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.
O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. O projeto do Plano Anual 2023, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS), está identificado pelo PRONAC 223047 sob o nome “Exposições de Artes Visuais no MARGS”.
Patrocínio:
Banrisul
Apoio:
Arteplantas
Banca do Livro
Bistrô do MARGS
Café do MARGS
iSend
Renner
Realização:
AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul
MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul
SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul
MARGS
Praça da Alfândega, s/n°
Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150
Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita
Telefone: (51) 3227-2311
Site: www.margs.rs.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/museumargs
Instagram: www.instagram.com/museumargs